Aula 1 - Indesign
Para este trabalho é necessário escolher atentadamente 6 imagens e um artigo sobre algo relacionado com a arquitectura. No meu caso, escolhi a Fundação Champalimaud, em Algés.
Este programa é um extra para os nossos dias, pois é um suporte de documento com mais profissionalismo, rigor e é bastante útil para o nosso curso. Começamos por configurar o documento, para o suporte que queremos trabalhar, as medidas, a posição e o número de folhas (eu irei trabalhar com A4 neste trabalho).

O Indesign tem dois tipos de layers, as normais e as "masters" que são as que mandam, ou seja são as que vamos configurar os layouts e nas layers normais definimos para obedeceram as masters. Começamos por criar duas layers masters (carregamos no fim das layers no símbolo de páginas, para abrir mais e com o botão direito do rato em cima da layer -> "opções de páginas mestres" -> "CAPA" (repetir processo) e "CORPO DE TEXTO".


E nas layers normais são necessários 6 páginas, sendo que a nº1 (Estará ligada á master "CAPA" e as 5 restantes layers á master "CORPO DE TEXTO"), para criar carregamos com o botão direito em cima da layer "aplicar masters ás páginas..." e pomos as layers 2,3,4,5,6 á master "CORPO DE TEXTO".
Para as margens basta puxarmos as linhas auxiliares da régua em cima e do lado esquerdo e no canto superior esquerdo temos uma tabela com as distâncias das linhas entre si.

Para começar a escrever, cria-se camadas pois é uma mais valia para distinguir o que queremos que apareça, as notas, o destacado, etc.. As camadas estão no separador ao lado das páginas, a camada já criada é a que vamos usar para o texto normal, para criar uma nova carrega-se no símbolo da página nova.

A nova camada que vamos criar agora vai servir para anotações (coisas que não nos podemos esquecer, mas quando impressas ou em apresentação não aparecem pois vamos pôr essa opção na layer (como se pode ver na imagem abaixo).

Para inserir imagens vamos á barra superior -> ficheiro -> inserir -> (selecionar imagem).
NOTA: Depois de várias imagens no ficheiro, pode começar a ficar lento e para isso há a opção de pôr em "stand by", de maneira a que seja mais fácil para trabalhar no programa selecionamos em objeto -> desempenho de exibição -> exibição rápida.